Villagres - Edição 04 - page 13

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ou projeto pode ser a mais óbvia e co-
mum das iniciativas para outra já feita.
Os materiais de cada projeto são muito
específicos eparticulares. Portanto, o im-
portante não é encontrar e aplicar o “di-
ferente”, mas identificar o correto para
cada caso.
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Qual o valor principal de sua arqui-
tetura?Amúsica,ououtroexemplo, já
trouxe grandes insights?Busca inspi-
raçãoemqual fonte?
Talvez, o principal valor seja a adequa-
ção. Parece que cada projeto sempre es-
teve daquele jeito, antes mesmo de exis-
tir. Apenas não tinha sido desenvolvido
ainda, como se, para cada caso, sempre
tivesse existido um projeto adequado. A
grandequestãoéconseguir “descobri-lo”.
>
Comoconseguealinharodesenhode
mobiliários fixos e soltos para comple-
mentaraarquiteturaproposta?
Os mobiliários fixos já nascem com a
arquitetura. São uma extensão dela e fa-
zempartedaobra. Jáos soltos aparecem
como tempo.Vão se juntando aos fixos
ao longo do uso, como se fossem convi-
dados a participar.Com exceçãodos projetos corporativos, onde tudodeve
ser definido a priori, os demais devem refletir a história dos usuários.Nada
pior doque nãohaver espaçopara se “contar uma história” com aquisições
ao longodo tempo...
>
Háum trabalhoquepodeserconsideradoa “meninadosolhos”?Fale
sobre seusdiferenciais.
A “menina dos olhos” é sempre aquele projeto que está em elaboração. É
sempreoúltimoqueaindanão foi feito.Hoje, estamos fazendoumpequeno
anexo de lazer em uma residência nos Jardins (bairro nobre de São Paulo).
Pequeno,masdiferente e complexo; de formas inusitadas,mas sucinto e sin-
tético.Dos projetos já executados poderíamos falardoCDPP, edaResidên-
cia LG. OCDPP é uma intervenção cirúrgica em uma residência dos anos
50, que foi transformadanoCentrodeDebates dePolíticasPúblicas.O res-
peitopeloprojetooriginal fezcomque todas as intervençõesnãodesfiguras-
sem o passado e dessemnovo uso aos espaços, com escritórios de trabalho,
auditório,marquises de acesso e espelhos d´água no entorno. AResidência
LG destaca-se pelo programa diferente, no qual foram feitas duas casas em
uma. Uma em cima, para uso noturno, e outra embaixo, para uso diurno.
As duas se integrampormeiodeuma generosavarandadepé-direitoduplo.
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Já teveaoportunidadederelacionarosprodutosdaVillagres?Qual a
suaopinião sobreamarca?
É importantíssimoqueos revestimentos sejambelos, bons e duráveis, ade-
quados nas texturas e formas, de qualidade, e que reflitam o momento
e forma como foram produzidos. A Villagres é uma marca forte, com
presença importante nomercado, justamente por conseguir proporcionar
tudo isso aos arquitetos.
“Opaíscomoum todo,ograndeBrasil, sobrevive
deconstruções improvisadas,muitasvezes,
corretas,masdesprovidasdebonsprojetos.”
Umacasadecamponacidade. A
residência foi projetada parauma
famíliaque passa temporadas em
suacidadenatal, Araraquara,
interiorde São Paulo. Osamplos
ambientesdeconvivência estão
todosno térreo, organizados em
uma planta em “L” voltados parao
amplo jardim e piscina
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